segunda-feira, junho 07, 2010

“A amizade é o melhor remédio”


“A amizade é o melhor remédio”. Este é o lema de Patch Adams, o médico norte-americano que inovou no tratamento de pacientes enfermos, ao levar bom humor e alegria aos corações dos doentes. Patch é o grande inspirador de projetos como os “Enfermeiros do Riso”, realizado pelo curso de enfermagem da UFMA, em hospitais de Imperatriz.

Hunter Patch Adams, 65 anos, nasceu em Washington, a capital dos Estados Unidos da América. Quando tinha 16 anos, vivenciou uma forte crise depressiva, e por livre arbítrio internou-se em uma clínica psiquiátrica, ele havia perdido o pai e ainda foi abandonado por sua namorada. Anos mais tarde, ao sair da clínica, decidiu graduar-se como médico, com revoluções nos métodos de cuidado à saúde, para não apenas evitar a morte de seu paciente, mas sim melhorar sua qualidade de vida, olhando em seus olhos, chamando pelo seu nome e dando-lhe o que mais precisa para propiciar a cura: amor e carinho.

Em 2007, quando esteve no Brasil, participou do programa de entrevistas Roda Viva, da TV Cultura, onde criticou o filme "Patch Adams – o amor é contagioso". “Nunca disse que rir é o melhor remédio. A amizade claramente é o melhor remédio, e o mais importante na vida são nossas relações afetivas”, afirmou ele. Mas, na mesma entrevista, Adams diz ter respeito pelas consequências do filme, pois após a obra surgiram mais de 3 mil projetos no mundo nessa linha, grupo de palhaços de todo o planeta estão visitando hospitais.

Apreciador dos poemas de amor de Pablo Neruda, o médico afirma que a poesia contribui para o amor e, consequentemente, para com o seu trabalho, que é levar para a população uma medicina com amor, uma de suas bandeiras é amar verdadeiramente o paciente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário