quarta-feira, junho 02, 2010

Projeto Enfermeiros do Riso realiza festa junina no Socorrinho


Com objetivo de promover a integração e acelerar o tratamento dos internos, o projeto social “Enfermeiros do Riso” promoverá no próximo dia 22 um arraial junino nas dependências do Hospital Municipal Infantil (Socorrinho). O projeto é desenvolvido por alunos do segundo período do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), campus de Imperatriz, tendo como filosofia os estudos do médico norte-americano Patch Adams que comprovaram o sucesso do emprego de atividades lúdicas na recuperação de pacientes na faixa etária até 12 anos.

No arraial dos “Enfermeiros do Riso” serão apresentadas as brincadeiras típicas do período, mas como o público é infantil, a coordenação se preocupou em apresentar atrações diferenciadas se comparada a uma apresentação para adultos.

A coordenadora do projeto, a enfermeira Floriacy Stabnow Santos, explicou que serão implementadas os contos infantis, brincadeiras de roda entre outros.

A apresentação será divida em duas partes. Na primeira os integrantes vestidos com roupas coloridas e característicos dos contos infantis como cinderela,a bela adormecida e palhaço farão a visita tradicional nas enfermarias de onde seguirão ao pátio do hospital onde farão a apresentação. As crianças que estiverem em condições e quiserem poderão assistir e até participar das brincadeiras.

A segunda parte será realizada a apresentação junina onde os pacientes serão convidados a também participar também das brincadeiras no pátio. Também será servido um lanche para todos internos.

Os produtos que formam o lanche serão adquiridos pelos próprios estudantes que também estão abertos para recebimento de colaborações nesse sentido por parte de comerciantes, em especial de panificadoras.

“Nós vamos também pedir para a comunidade e se alguém quiser nos ajudar com refrigerante, pão de queijo e balinhas será muito bem recebido”, disse Floriacy Stabnow.

O grupo, que foi criado em 2007, usa atividades lúdicas para acelerar a recuperação de pacientes na faixa etária que vai até 12 anos internadas no “Socorrinho” e um outro grupo de alunos desenvolve outra vertente chamada de “”Enfermeiros do Riso na Escola”.

Esta segunda trabalha com estudantes de escolas da rede pública municipal com foco voltado para ações de cidadania e higiene pessoal entre outros.

No país existem outros projetos nessa linha sendo que no Maranhão o “Enfermeiros do Riso” é inédito. A coordenadora do Hospital Infantil, Natália Mendes Teles, disse que o trabalho desses estudantes já vem surtindo efeito positivo na recuperação dos pacientes do "Socorrinho".

Nenhum comentário:

Postar um comentário