quarta-feira, junho 02, 2010

Sobre o projeto "Enfermeiros do Riso"


O projeto “Enfermeiros do Riso” surgiu em 2007, em cumprimento à disciplina Eixo Integrador II, do segundo período do curso de enfermagem da UFMA. Mas no início participavam as disciplinas Eixo Integrador II e a chamada Metodologia da Pesquisa em Saúde, esta última era ministrada pelo professor Gilbert Angerami. Com a reformulação da grade curricular do curso de enfermagem, o Eixo Integrador não existe mais, porém o projeto “Enfermeiros do riso” continua, sendo agora uma disciplina optativa. Além disso, existe um projeto na Proex - UFMA, Pró-reitoria de extensão da UFMA, que foi aprovado no ano de 2009, e novamente aprovado em 2010. Este projeto conta com a participação de dois bolsistas de extensão, Warles Melo e John Lennon, que vêm três dias na semana realizar atividades no Hospital Infantil de Imperatriz (Socorrinho). Portanto, as mesmas atividades feitas pelos alunos do 2º período se estendem pela semana com os dois alunos bolsistas.

O trabalho realizado pelos “Enfermeiros do Riso” é o seguinte: o grupo passa por todas as enfermarias, desenvolvendo atividades lúdicas com as crianças, onde cantam, dançam, fazem teatro, pintam, desenham, penteiam o cabelo, fazem balão, dão balinhas e contam histórias. Os enfermeiros também comemoram datas especiais com as crianças, como festa junina, Dia das Crianças e o Natal. Às vezes contam com a colaboração da comunidade em geral, com a doação de alimentos para o dia da festinha, refrigerantes, brinquedos etc.

Outra vertente do projeto é realizada nas escolas públicas municipais de Imperatriz. Este grupo que atua nas escolas é composto por 15 alunos bolsistas aprovados pelo colegiado, coordenado também pela professora Floriacy e sub-coordenado pela acadêmica Marília Carvalho Costa (8º período). A intenção do programa nas escolas é fazer uma atividade, além de lúdica, educativa, aliando educação e saúde. Então, fazem parte do projeto Enfermeiros do Riso quase 50 alunos no hospital e 15 alunos nas escolas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário